O jardim é um dos toques mais extraordinários em uma decoração, pois além de manter a relação homem versus natureza, traz ao ambiente um toque de aconchego, cuidado e até mesmo segurança. Para manter um jardim em casa é preciso um grande cuidado para mantê-lo sempre com vida e boa aparência, o que faz com que muitas pessoas desistam de tê-lo por não ter tempo suficiente para cuidar. Por isso, hoje em dia surgem uma das opções mais bem elaboradas para aqueles que desejam a presença da natureza, mas não querem ou podem cuidar: os Jardins de Parede Artificial.

Jardim de Parede

Não há quem nunca tenha passado perto de uma residência ou até mesmo imóvel que possuísse aquele, aparentemente, emaranhado de folhas grudado junto à parede e tenha se perguntado como cria-lo e até mesmo como cuidar daquele local. Esse emaranhado de folhas é o famoso jardim de parede que pode tanto ser com uma determinada planta cobrindo toda a parte construída de uma parede como a disposição de diversos pequenos vasos acoplados à parede com as mais diversas plantas e flores. A maneira que será feito o jardim é pessoal de cada um e também do tempo disponível para os cuidados necessários.

O Artificial

Muitas pessoas acreditam que tudo que se refere à artificial não pode ter uma aparência elegante e sofisticada, principalmente tratando-se do quesito natureza, mas esse pensamento está totalmente equivocado. As flores e plantas artificiais, quando bem feitas, transmitem ao ambiente o mesmo resultado que uma flor natural iria produzir, tendo como maior diferença o cheiro que, no artificial, se torne inexistente. A utilização dessas flores e plantas artificiais é uma ótima opção para os amantes da natureza, mas que não possuem tempo para os cuidados que elas existem.

Suporte na Parede

Uma das maneiras de criar-se o jardim de parede é utilizando os famosos pallets ou até mesmo ripas de madeira retiradas de camas inutilizadas. Esses suportes devem ser preparados, pintados ou envernizados antes de serem fixados em uma parede de destaque na casa e, em seguida, devem ser fixados os vasos com as plantas artificiais da maneira que acharem melhor.

Plantas Artificiais na Parede

A utilização das plantas artificiais no jardim de parede deve ser feita com cuidado e, se possível, por um profissional, pois é preciso que elas fiquem bem fixadas para não haver riscos de caírem. O jardim de parede artificial torna quase irreconhecível as plantas artificiais, pois seus modelos são idênticos aos reais.

Os Cuidados Necessários

A maior vantagem do jardim de parede artificial é que a manutenção do mesmo não precisa ser feita com a mesma frequência do que os naturais que precisam de aparos mensais, água e outros cuidados. Para a manutenção desses jardins artificiais só é preciso o cuidado com a poeira que pode se fixar na planta, por isso, sempre que observar ser necessário, limpe a superfície para retirada da poeira.