As casas feitas com pau a pique foram construídas e populares no período colonial. Os materiais utilizados são argila ou barro. Sustentada por uma espécie de vigas de madeira, sendo elas que trazem o sustento para a construção. Imagem de Amostra do You Tube

Estrutura

Para construir uma parede de pau a pique devemos utilizar na estrutura, varas de eucalipto, elas serão uma espécie de vigas para a parede. Devemos fazer um quadriculado com essas varas, ou seja, organizar as varas somente na horizontal e vertical. Para deixar as madeiras no lugar precisamos usar pregos ou amarrações com cordas de fibras naturais para uni-las umas as outras.
Como Fazer Parede de Pau a Pique

Como Fazer Parede de Pau a Pique

A base das paredes deve ser feita com pedras ou mesmo concreto, assim evita que o barro se decomponha, fazendo assim a parede desmoronar com o tempo, porém em paredes em áreas internas ou em lugares que não há umidade.

Qualidade e preparo

A matéria prima é o barro e para saber a qualidade do mesmo antes de preencher as paredes. Primeiro devemos umedecer o barro e fazer bolas com o mesmo e deixa-lo secando ao longo do dia, se a bola não tiver muitas rachaduras é um sinal de que a matéria prima é de qualidade e não trará riscos a construção.
Como Fazer Parede de Pau a Pique

Como Fazer Parede de Pau a Pique

A mistura do barro e a água é feita com os pés, porém sua aplicação é feita com as mãos e de uma só vez. O reboco das casas de pau a pique também é feita da mesma forma do reboco comum com cimento. Vejam abaixo algumas fotos de Como Fazer Parede de Pau a Pique: