A construção de uma casa possui diversos detalhes que precisam ser levados em consideração desde o planejamento para que problemas futuros não aconteçam como, por exemplo, a infiltração nos muros. Muitas pessoas pensam que a infiltração apenas deixa o muro com um visual ruim, mas na verdade ela pode comprometer toda a estrutura por se tratar de um contato direto com o solo.

Entendendo a Infiltração

A água contida nos espaços ocos do solo permite que ela se movimente para o muro e cause a infiltração, deixando manchas, apodrecimento e até mesmo permitindo que a água aflore na superfície.
Como Proteger Muro de Infiltração

Como Proteger Muro de Infiltração

Um dos maiores problemas na hora da construção é que muitos pensam que pelo solo estar seco a água da chuva não infiltrará no solo, desse modo, muitos moradores só percebem a infiltração depois de ter terminado a obra.

Contendo a Infiltração

A impermeabilização é a maneira mais eficaz para conter a infiltração, pois ela impede o contato da água do solo diretamente na construção, mas para que a impermeabilização pode ser feita de duas maneiras: Pelo alicerce do muro ou pelo próprio muro. Imagem de Amostra do You Tube A impermeabilização pelo alicerce deve ser feita no momento da construção, aplicando o produto Vedatop diretamente sobre o alicerce, evitando que a umidade da terra chegue até a parede do muro. Já a impermeabilização do muro consiste em aplicar o impermeabilizar o próprio muro com o produto devido e também utilizando calhas para impedir que a água acumulada acima do muro penetre. Vejam abaixo algumas fotos de Como Proteger Muro de Infiltração: