Os parafusos e porcas podem ser encontrados em diversos tamanhos, espessuras, materiais e com a utilização especifica para cada necessidade, como por exemplo, os parafusos específicos para madeira, aço, ferro, chapas de alumínio e paredes. Imagem de Amostra do You Tube Os principais materiais dos parafusos são aço de baixo carbono, aço liga, se diferenciando pelo formato de suas cabeças, rosca, haste e acionamento. Os parafusos podem ser totalmente roscado ou parcialmente roscado.Os principais tipos de parafusos e suas respectivas porcas são, passantes, onde os parafusos atravessam de lado a lado, sendo fixado em ambos os lados da peço em questão por porcas e arruelas.

Suas Funções

Parafusos são diferenciados pelas varias formas de rosca,cabeça e haste e o tipo de precisão. Suas função é fixar peças, sendo muito fácil de monta-las e desmonta-las, os parafusos são muito usados para montar moveis, fixar objetos em paredes e tem muitas especialidades. As porcas são usadas para apertar parafusos e outros utensílios.
Parafusos e Porcas

Parafusos e Porcas

Existem vários tipos de porcas, que são usadas para casos diferentes, cada uma tem uma função, para os apertos manuais as porcas mais usadas são as porcas borboletas, recartilhada baixa, recartilhada alta. Existem as porcas cegas, que são muito usadas, alem de terem uma ótima fixação, consegue unir varias peças com mais força deixando um aspecto seguro.

Nomes de Parafusos e Porcas

Parafusos de pressão, são usados quando necessita uma melhor pressão sobre a peça, alguns desses parafuso contem cabeça e outros podem não conter cabeça.
Parafusos e Porcas

Parafusos e Porcas

  Parafusos passantes, são usados para fixar duas ou mais peças, a fixação é forte e com pressão, sendo usados com outros utensílios.Parafusos prisioneiros, são usados quando algo pode ser montado e desmontado frequentemente, como por exemplo, móveis. Abaixo vejam fotos de Parafusos e Porcas: