As lages são geralmente a base plana de qualquer estrutura.A construção dela é totalmente feita na obra a partir de um modelo, feito de madeira, nele é acrescentado o concreto. Imagem de Amostra do You Tube Antes de acrescentar o concreto, é montada a base de madeira acoplada com vergalhões metálicos o que proporciona maior resistência.Depois que o concreto secar, a laje pode ser considerada pronta.

Pontos Positivos

Os pontos positivos dessas lajes são a menor sensibilidade a trincas e a danos causados por impactos, e conseguem preencher grandes vãos, além do acabamento ser totalmente liso no inferior da laje.
Lajes Maciças

Lajes Maciças

Porém, os esqueletos da laje exigem um consumo maior de madeira, ou seja, maiores gastos. A laje tem um peso maior, e isso obriga mais do restante da obra estrutural, o que gera um custo final um tanto alto.

Tipos

Dividem-se em mais ou menos cinco tipos, sendo eles a simples, cogumelo, nervuradas, mistas e duplas.A laje simples é a mais comum, é formada por uma área plana e lisa tanto na parte superior como inferior. Porém ela precisa de apoio das vigas da obra.As lajes cogumelo tem semelhanças com as lajes simples, mas elas precisam do apoio direto sobre os pilares da obra. Com isso, a área em que a laje e pilar se tocam deve sofrem um aumento e ser reforçada. Isso pode ser feito aumentando a quantidade de vigas de ferro e a espessura do modelo cogumelo apenas no ponto de toque.As lajes do tipo nervuradas são produzidas pela união de vigas de ferro e outras lajes eram muito usadas em edifícios mais antigos.
Lajes Maciças

Lajes Maciças

  O processo é da seguinte forma, o conjunto de vigas é coberto por concreto na mesma hora que a laje superior e inferior sofrerem esse processo. Isso faz com que se forme um esquema que é único, nomeado de laje nervurada. Esse nome foi dado pois o esquema aproveita a altura das vigas. Um ponto importante e positivo é que essas lajes abatem grandes vãos com pouca espessura.As lajes mistas e duplas são menos usadas nas residências. São mais recomendadas para lojas ou galpões. Abaixo vejam algumas fotos de Lajes Maciças: